Usando o WhatsApp como parceiro para aumentar suas vendas
24 de Junho de 2016 / Para Corretores
Mais de 1 bilhão de pessoas utilizam o WhatsApp. Que tal começar o texto já assim, com esse número? O valor é, sem dúvidas, impactante. No Brasil sabemos o tamanho da popularidade do mensageiro. O WhatsApp passou da comunicação pessoal há um bom tempo, abrindo brechas para que empresas e outros serviços o utilizem de forma profissional. Pensando nisso, vamos deixar aqui umas dicas para você que quer entrar para esse grupo.
1- Arranje um número que seja exclusivo da empresa
Por que isso? Simples. É necessário separar o pessoal do profissional. Claro que muitos corretores utilizam seu nome na divulgação e até mesmo boa parte das imobiliárias são nomeadas pelo corretor, mas mesmo assim, é preciso saber até onde vai você pessoal e onde começa o você profissional. Todos precisamos de momentos de paz e se você usar o mesmo WhatsApp para a vida pessoal e para o trabalho, esses momentos se reduzirão drasticamente. Ninguém aqui está dizendo que você não pode levar o trabalho para casa se quiser, mas assim você sabe que aquele número é exclusivo para isso. É útil também para evitar distrações durante o dia que geralmente vem aos montes pelo aplicativo. Outra vantagem é que passa uma imagem bem mais profissional.
2- Garanta que seu destinatário QUER receber aquela mensagem
E como fazer isso? Da forma mais básica possível: pedindo. Fale com seu cliente, ou potencial cliente, se ele concorda que vocês se comuniquem por WhatsApp. Muitas pessoas não querem ser incomodadas por ofertas no aplicativo, então tenha certeza de que se você vai mandar uma mensagem para alguém que ele tenha dado permissão para isso. Até porque a chance de você estragar seu negócio com mensagens indesejadas é bem grande.
3- Utilize o WhatsApp Web
Já faz mais de um ano que o WhatsApp disponibiliza uma versão para desktop. É só acessar pelo seu navegador (web.whatsapp.com), sincronizar com seu celular (que precisa estar conectado para que você possa usar no PC) e pronto. Tudo fica mais fácil pelo computador, especialmente a digitação. Além disso, você não precisa ficar pegando o celular o tempo todo para ficar respondendo às mensagens, já que agora você vai poder fazer isso pelo próprio computador.
4- Use o aplicativo com sabedoria
Há diversas maneiras de se utilizar o aplicativo de uma maneira inteligente e útil para o seu negócio. Vamos a alguns exemplos. Comunicação: você pode usar para manter contato com seu cliente, solucionar as dúvidas dele, mandar uma proposta diferente e por aí vai; Promoções: você pode fazer um anúncio um pouco mais trabalhado e disparar para algumas pessoas ou até para algum grupo, quem sabe, já que provavelmente vai impactar alguém, e aí em diante o anúncio viaja pela rede, podendo encontrar um possível comprador em outro lugar que você não tinha acesso.
Lembre-se sempre de não ser inconveniente e manter o respeito. Não esqueça que ele é só um meio auxiliar entre tantos outros. Ou seja: nada de abandonar o e-mail, as ligações e as visitas. E aí, o que achou? Comente!