5 dicas valiosas de como você pode melhorar o relacionamento com os seus clientes
27 de Junho de 2016 / Para Corretores
Uma das coisas que devemos possuir em mente no mundo corporativo é o fato de que o relacionamento é uma moeda. Sem dúvida, a mais valiosa de todas, para que os seus negócios prosperem. Seja em casa ou no trabalho, a cordialidade nunca sai de moda. Confira abaixo algumas dicas para aperfeiçoar a sua convivência com os clientes e estabelecer uma relação mais duradoura e proveitosa:
1. Empatia é tudo.
Se você fosse o cliente, como gostaria de ser tratado? É preciso aprender a se relacionar com ele, já que cada um é único e tem suas particularidades. Pensar como ele e compreender a realidade do seu mercado é primordial. Sente-se na cadeira do cliente e veja se o seu discurso está focado na real necessidade. Não o pressione para tomar as decisões, mas sim dialogue, exponha sua experiência. Tudo isso é fundamental.
2. Foco no longo prazo.
Relacionamento é sempre algo de longo prazo. Seja você o líder ou colaborador de uma empresa, tenha a certeza de que o produto ou serviço que está sendo ofertado fará uma diferença positiva na vida dele (do cliente), gerando resultados mais adiante e, consequentemente, melhorando o relacionamento entre vocês.
3. Tudo se resume, ou se prolonga, por conta do atendimento.
O atendimento é a porta de entrada em uma empresa. É através dele que os negócios podem ser encurtados ou prolongados. Tendo isto em vista, demostre organização, seja proativo e respeite o tempo de resposta do seu cliente. Aqui também entra a confiança. Trabalhos bem feitos no início de uma relação tendem a se frutificar com o passar do tempo.
4. Fale sempre a verdade.
A verdade liberta e a mentira aprisiona. Busque sempre ser verdadeiro com os seus clientes, por mais que a situação momentânea esteja um pouco complicada ou desfavorável para os negócios. Interpretar reações como receio e insegurança e saber a maneira certa para orientá-lo com certeza trará mais confiabilidade aos seus serviços.
5. Faça contatos contínuos, respeitando a privacidade.
Uma situação que também soma pontos para o seu relacionamento é a manutenção do contato de forma frequente. Preocupar-se com o desenvolvimento do seu trabalho junto ao cliente faz com que ele se sinta confortável, sabendo que poderá sempre confiar com o seu auxílio. Mas é importante lembrar que se deve ter o bom senso para que o cliente não se sinta perturbado demais.
Agora é a sua vez! Reúna essas dicas super bacanas e busque a partir de hoje aprimorar seu relacionamento com os clientes.