Etiqueta no WhatsApp: 3 dicas para se dar bem e vender imóveis

23 de Agosto de 2016 / Para Corretores

O WhatsApp é uma ferramenta relativamente nova se comparada às demais mídias sociais. Mesmo assim, rapidamente se tornou popular em praticamente todo o planeta devido a sua facilidade de comunicação, não só através de textos, mas possibilitando também o envio de áudios e até mesmo ligações dentro do aplicativo. A cada atualização, o aplicativo recebe novas funcionalidades que são aplicadas a ele, permitindo que o popular “Zap” transcenda o campo da comunicação pessoal e passe a ser utilizado por empresas com o foco de aumentar suas vendas. Pensando nisso, separamos três dicas para você usá-lo (com eficácia) no mercado de trabalho e vender seus imóveis, confira!

1. Cuidado com o que você escreve

Não se esqueça que seu cliente não é seu amigo íntimo de longa data ou parente, portanto nada de intimidade! Evite gírias ou abreviações. Caso você pretenda usar um emoji (aquelas figurinhas), vale o cuidado também, e não utilize este recurso em excesso. Além da preocupação em manter uma linguagem profissional, seja sempre bem claro (reto e objetivo), para evitar desentendimentos, os famosos ruídos de comunicação. Simpatia em suas mensagens é válido, pois todo mundo gosta! Não se esqueça que a comunicação escrita não transmite sentimentos. Também tome cuidado para não escrever mensagens muito longas. Lembre-se! Seu cliente está lendo a mensagem no celular, ou seja, mensagens longas em geral são deixadas de lado.

2. Utilize conteúdo multimídia



Como mencionado na introdução, o WhatsApp a cada momento está recebendo novas funcionalidades que podem facilitar a sua vida, inclusive na hora de vender algo. Por exemplo, se você tem uma informação importante para repassar ao seu cliente, mas ela de alguma forma é um pouco complexa para enviar apenas com texto, utilize o recurso de enviar áudio. Assim, através da sua voz, você pode deixar aquela mensagem mais esclarecida e evitar o receio da incompreensão. É bom verificar antes também se o cliente aceita receber esse tipo de mensagem, já que não é em todo lugar que ele pode ouvir um áudio. Imagens e vídeos também são uma ótima maneira de ilustrar seus serviços, pois vão além das palavras podendo ajudar na compreensão do receptor. Use com bom senso! Tanto o texto, como áudios, imagens e vídeos devem ser enviados de acordo com a sua necessidade.

3. Não faça perseguição

Enviou uma mensagem às 09h, 09h30 seu cliente leu, mas ainda não respondeu? Nada de questionar se ele viu de fato a mensagem e menos ainda o porquê da “demora” em responder! Não esqueça, em comunicações como WhatsApp, E-mail, Facebook e outros, seu cliente vai responder a mensagem se ele quiser e quando ele quiser. Ok! Se passar 24 horas e ele ainda não respondeu a algo que você realmente necessite, questione, mas de forma muito educada e sem parecer que você está cobrando. Outro fator importante, para não parecer que você está sendo inconveniente, é o horário que você envia as mensagens. Nunca mande mensagens durante a madrugada, por exemplo. Dependendo do cliente isto pode ser algo inconveniente! Se tiver realmente que mandar mensagem em um horário do período noturno, sempre contextualize o porquê ao seu cliente.

Agora que você já sabe como deve se portar com os seus clientes, com certeza conseguirá realizar vendas através desse aplicativo incrível que é o WhatsApp. Tenha em mente todas essas dicas, e com a prática você se tornará mais eficaz a cada dia que passa.

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