5 itens que podem causar a desvalorização de um imóvel

10 de Outubro de 2016 / Para Corretores

Vai se mudar e pretende vender o seu imóvel ou mesmo alugá-lo na temporada? Então esse post é para você! Na hora da negociação fique atento aos itens que iremos descrever abaixo para que a sua venda não se desvalorize. Confira!

1. Mau estado de conservação

Um dos principais pontos que contribuem para a desvalorização do imóvel é um estado de conservação ruim. É preciso praticar a empatia, pensar do ponto de vista do comprador, que precisará gastar um bom dinheiro com reformas, pinturas, acabamentos e outros. Isso vale tanto para o interior do imóvel quanto para o seu exterior: por exemplo, se a fachada estiver malcuidada, dificilmente alguém vai fazer uma boa oferta pela casa ou apartamento. O mesmo vale na hora de alugar, ninguém vai querer aproveitar seu tempo livre em um local estragado/inacabado.

2. Falta de segurança



Se há 50 anos atrás nossos avós podiam sair de casa e deixar a porta aberta que nada acontecia, atualmente não podemos dizer o mesmo. Quando uma pessoa compra um imóvel, ela leva muito em consideração o fator da segurança. Ninguém quer comprar uma casa em um bairro onde os assaltos são constantes, certo? Por isso, este é mais um item que deprecia a casa ou apartamento. Também é por isso que condomínios costumam ser mais procurados e valorizados. Como anda a segurança do seu imóvel?

3. Decoração exagerada

Também é preciso ter cuidado com a decoração. O ideal é que espaço tenha um estilo clean, com cores mais claras e com poucos móveis. É claro que isso nem sempre é possível, mas, de maneira geral, é bom evitar muitos objetos espalhados pela casa juntamente com a excesso de cores. Assim, o potencial comprador não terá uma má impressão do imóvel e mais pessoas vão se interessar pelo espaço. E o mais importante: não é preciso reduzir consideravelmente o seu valor de oferta para garantir a venda!

4. Ausência de garagem

Ter um automóvel deixou de ser um artigo luxo e há muito tempo vem se transformando em uma real necessidade para o estilo de vida que as pessoas levam atualmente. É comum que em uma mesma família, por exemplo, já se tenha 2 carros na garagem. Mesmo que o comprador não tenha carro, é provável que ele tenha planos para comprar. Por isso, boa parte dos seus clientes considera a existência da garagem fundamental antes de fechar o negócio. Quanto mais garagens o imóvel tiver, maior é o seu valor. Em contrapartida, quando não há garagem disponível, o imóvel vale menos.

5. Pouco espaço

Quartos minúsculos, sala agregada com a cozinha e falta de áreas de lazer são pontos que reduzem o valor do imóvel. Quem investe um valor alto na compra, espera no mínimo ter um conforto, ok? Para isso, é preciso espaço. Sendo assim, de forma geral, quanto menor for a área da casa ou apartamento, também menor será o seu preço.

Tudo isso contribui gradativamente na queda do preço do seu imóvel, reduzindo também o valor (interesse) das pessoas por ele. (Confira aqui o artigo principal sobre a diferença entre preço e valor). Agora, que tal trabalhar um pouquinho para valorizar esses pontos que podem se mostrar mais problemáticos?

Pensando em divulgar
seus imóveis?

Receba conteúdos exclusivos

e-Books

Em breve você poderá baixar gratuitamente os melhores e-books com conteúdos exclusivos relacionados ao marketing imobiliário.
Não perca, acompanhe nosso Blog!

Receba conteúdos exclusivos