5 tipos de clientes que todo corretor deve conhecer

18 de Novembro de 2016 / Para Corretores

As pessoas não são todas iguais umas às outras, é claro. Por isso, não se pode esperar que os clientes o sejam. No entanto, alguns comportamentos tendem a se repetir dentro de determinados grupos, gerando padrões que podem ajudar na hora de definir qual a melhor técnica de vendas para o corretor de imóveis. Assim, o profissional consegue desenvolver ações mais assertivas, adaptando sua estratégia visando ofertar aquilo que se tem de melhor. Pensando nisso, listamos os 5 perfis mais comuns que você deve tomar conhecimento:

1. Família com filhos

Segurança, mais espaço, escolas próximas e transporte farto geralmente é o que procuram clientes deste gênero. Além da proximidade com os principais bens e serviços, a forma como o corretor conduzirá a negociação também precisa ser diferenciada, englobando toda a família, incluindo as crianças. Lembre-se, quanto mais membros se encantarem pelo imóvel, maior será a pressão para a compra em cima do líder familiar, então capriche nos argumentos diferenciados para cada pessoa da família, não importando a idade!

2. Casal jovem e sonhador



Provavelmente o casal gosta de receber os amigos, então valorize a integração de ambientes, como cozinhas e varanda por exemplo, ainda que não busque nada grande. Como geralmente os filhos estão nos planos para um futuro próximo, o primeiro imóvel pode ser pequeno. Como casal, um valoriza muito a opinião do outro, portanto a atenção do corretor deve estar voltada para a apresentação de solução para ambos.

3. Investidor determinado

Esse cliente sabe o que quer, costuma ser antenado com o mercado imobiliário e gosta de pensar a frente do seu tempo. Seguro, ele quer uma renda extra e já sai com um modelo de imóvel em mente, inclusive em relação a valores e à sua valorização. O corretor deve estar bem preparado e ter um ótimo conhecimento sobre o imóvel, com todas as respostas e argumentos na ponta da língua. Capriche nos aspectos que farão o imóvel valorizar pelos próximos anos.

4. Solteiro(a) ou divorciado(a)

Tudo o que ele quer nessa fase da vida é sossego e tranquilidade, por isso busca um imóvel prático, pequeno e de preferência próximo ao seu local de trabalho ou com ótima oferta de transporte público. Valoriza os serviços do condomínio como lavanderia, academia de ginástica, restaurantes e área de lazer e outros. Geralmente gostam de conforto, possuem dinheiro, mas não querem ter muito trabalho.

5. Terceira idade: segurança

Imóveis acessíveis, sempre com elevador, rampas e opções de mobilidade em cada cômodo. Seja um casal ou um comprador aposentado e sozinho, esse perfil de cliente prefere imóveis que não deem muito trabalho, que tenham um quarto extra para um futuro cuidador e ambientes claros, com grandes janelas que deixem passar a luz do sol como exemplo. Gostam de ambientes grandes porque já chegaram em uma época da vida em que acumularam muitos móveis (e lembranças), porém, abrem mão desse espaço se conseguirem um imóvel próximo aos filhos. Pessoas mais velhas também prezam muito pela segurança do local.

De olho nesses perfis, você consegue encontrar com mais facilidade a solução de moradia ideal para cada um deles e tomar decisões corretas. É importante que você conheça esses 5 tipos de consumidores, pois uma hora ou outra, eles irão chegar até você!

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