As diferenças entre chácara, sítio, fazenda e lote

10 de Março de 2017 / Para Corretores

Você já deve ter percebido que as áreas rurais recebem vários nomes, não é?! Com frequência escutamos alguém falando que vai passar o fim de semana na chácara, que não vê a hora de ir para o sítio ou fazenda, ou que pretende comprar um lote de terra para construção.

O Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – não usa esses termos, se referindo aos terrenos apenas por serem pequenos, médios e grandes. Mas, com o passar do tempo esses nomes ficaram bastante conhecidos e caíram na boca do povo por todo o Brasil.



Mas, afinal, quais são as diferenças entre cada um deles? O que você deve observar na hora da compra? Confira abaixo:

Chácara

Ela é considerada uma pequena propriedade, com até 15 mil metros quadrados, que fica perto da cidade. Geralmente, conta com terrenos loteados, sendo que, ali, seus proprietários costumam criar pequenos animais, hortaliças e frutas, já que o local é destinado para o lazer do fim de semana.

Sítio

É um pedaço de terra um pouco maior que a chácara e mais afastado da cidade, contando com até 20 hectares. Geralmente, o sítio é de uma pessoa que mora na cidade e que passa os fins de semana no campo com a família e com os amigos, exercendo atividades rurais.

Além disso, o sítio pode ser um local de onde se tira o sustento por meio da plantação de hortaliças e de legumes, bem como de pequenas criações de gado, aves e suínos.

Fazenda

As fazendas, por sua vez, são grandes áreas rurais, que podem ter desde uma fração de hectare até milhares de hectares. Elas são destinadas à prática da agricultura e da pecuária. Podem tanto ser dirigidas por uma família, como por corporações e companhias.

Lote

Terreno destinado a construção de casas, ele pode ser, por exemplo, um lote em condomínio (que nesse caso não precisa necessariamente estar na área rural).  Mas, antes de fechar negócio, faça um levantamento do potencial construtivo do espaço para saber qual é o máximo de obra que aquele terreno permite.

Além disso, fique atento à topografia, fatores que aumentam as possibilidades de o terreno se tornar rentável no futuro.

Fique atento, também, a localização e a facilidades de acesso ao empreendimento, assim como a infraestrutura que ele tem por perto. Isso faz com que na hora de oferecer o investimento você tenha bons argumentos para fechar o negócio.

Pensando em divulgar
seus imóveis?

Receba conteúdos exclusivos

e-Books

Em breve você poderá baixar gratuitamente os melhores e-books com conteúdos exclusivos relacionados ao marketing imobiliário.
Não perca, acompanhe nosso Blog!

Receba conteúdos exclusivos