Porque as mídias tradicionais não funcionam mais na venda de imóveis

02 de Agosto de 2017 / Para Corretores

A um bom tempo já venho comentando sobre a falta de retorno das mídias tradicionais em qualquer segmento. Na venda de imóveis não poderia ser diferente, com o cliente comprador realizando  60% da jornada de compra de um imóvel pela internet é inevitável a queda drástica no alcance e resultados dos meios tradicionais.

Listo abaixo alguns dos principais motivos desse declínio sem retorno destas mídias que até a popularização da internet eram fontes seguras e imprescindíveis na atração de clientes:

# Custo Elevado



Os valores de inserção em rádios, TV, jornais e revistas, foram e continuam sendo muito elevados. Devido aos seus altos custos de produção e veiculação o valor final  para o cliente anunciante se torna muito caro e abocanha quase que totalmente a verba de marketing disponibilizada para divulgação e atração de clientes. Desta forma apenas quem possui uma boa soma de recursos pode ter acesso à estas mídias.

# Falta de Mensuração de Resultados

Aqui está na minha opinião o "calcanhar de Aquiles" das mídias tradicionais. a mensuração efetiva dos resultados. Como medir com precisão, quantos clientes vieram até sua empresa através do anúncio na revista? Quantos vieram por causa do outdoor ou da TV, rádio etc?

Este tipo de retorno é impossível de mensurar pois por maior que seja o controle sempre dependerá da resposta sincera em uma pesquisa que alguém dentro da empresa deverá realizar com os clientes.

# CAC Elevado

O custo elevado das mídias tradicionais vai impactar diretamente no CAC (custo de aquisição de clientes) de sua empresa tornando ele muito alto o que muitas vezes inviabiliza o negócio. Este custo de aquisição deve estar em valores razoáveis que permitam à imobiliária poder investir em atração de clientes e ainda remunerar bem seus corretores, caso contrário todo o processo de marketing e vendas estará comprometido.

# Baixa Audiência

É muito comum hoje ver pessoas em uma sala com televisão ligada e ninguém assistindo, cada um em seu celular ou tablet consumindo conteúdo de seu interesse.

Neste mundo cada vez mais conectado o consumo de conteúdos será 85% através de vídeos até 2020; e a plataforma utilizada será mobile, ou seja, pelo celular sua grande maioria.

Desta forma a queda na audiência dos meios tradicionais é inevitável, assim como seu retorno será cada vez menor.

# Controle e mensuração de resultados das mídias digitais

Se de um lado você tem a mídia tradicional impossibilitada de entregar uma mensuração de resultados confiável de outro lado você tem as mídias digitais com cada vez mais controle e clareza em seus números e relatórios. A tecnologia cada vez mais avançada permitem que as ferramentas digitais se aperfeiçoem e consigam dar ao seu cliente a exata noção de quanto, como e onde está sendo realizado seu investimento em mídia.

Isso permite otimizar o investimento e ter um retorno maior de suas ações.

# Alcance cada vez menor

A necessidade de você estar em um determinado local para acessar a mídia tradicional no caso da TV, não poder levar ela onde quiser a exemplo de uma revista ou jornal, estar fixa em algum ponto como uma placa ou outdoor  diminui drasticamente seu alcance destas mídias. Os tablets e celulares conseguem tornar o alcance das mídias digitais muito maior e mais acertivo.

Resumindo

Esta mudança drástica tanto no perfil do comprador de imóveis, na alteração da jornada de compra do cliente e a internet afetaram em muito o resultado das mídias tradicionais. É necessário que os investimentos sejam focados em sua maioria nas mídias digitais e em forma de geração de demanda e não anúncios de produtos.

O marketing moderno hoje para o setor imobiliário tem como principal objetivo a geração constante de novas oportunidades de negócio, para o time de corretores realizarem suas vendas, que por sua vez  deverá estar focado apenas em fechar negócio como já comentamos em outro post. Se sua imobiliária ainda não se deu conta destas mudanças é melhor buscar o mais rápido possível uma mudança de rumo.

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