5 coisas que todo corretor de imóveis precisa saber hoje
08 de Setembro de 2017 / Para Corretores
O mercado de imóveis hoje está exigindo cada vez mais da imobiliária e de seus corretores. Neste artigo vamos abordar 5 coisas que todo corretor de imóveis precisa conhecer a fundo se quiser continuar obter resultados satisfatórios de venda.
Vamos aos 5 tópicos então:
# Utilizar CRM
O controle e mensuração de resultados é fundamental hoje para o aumento na taxa de conversão de novos clientes. Se dar ao luxo de perder clientes em agenda, esquecer de dar retorno ou comparecer em alguma visita é inaceitável hoje em dia com toda a tecnologia que se tem disponível nos sistemas de CRM disponíveis no mercado.
Além disso o corretor poderá medir seu desempenho através dos dados fornecidos pelo sistema e poderá avaliar onde deve melhorar.
São vários os sistemas disponíveis no mercado, mas na hora de escolher opte por uma opção que você possa tê-lo integrado com seu site, desta forma quando você recebe um conta por lá automaticamente ele vai para seu CRM.
O portal Imovago disponibiliza para seus clientes um CRM bem completo que você pode solicitar demonstração aqui.
# Conhecimento de redes sociais marketing digital
Cada vez mais este conhecimento é imprescindível para quem deseja melhorar seu desempenho em vendas. Não é preciso ser um expert em marketing digital, mas um conhecimento mínimo todo corretor deve ter. Saber utilizar as redes sociais como Facebook, Linkedin e Instagram para qualificar seus prospectos e realizar uma abordagem mais assertiva, entendimento básico como funciona captação de leads através de marketing digital e utilizar seu network digital para chegar ao seu público alvo é muito importante.
Fornecer à equipe de marketing informações sobre seu “cliente alvo” e pontos fortes de seu imóvel também é uma função importante que o corretor deve desempenhar para auxiliar o processo de captação de leads.
#Fotografia de Imóveis
A procura por imóveis em 95% das vezes se inicia pela internet. Lá é onde o seu imóvel despertará ou não o interesse do seu cliente, sendo assim disponibilizar fotos atrativas de seu imóvel torna-se fator decisivo para uma boa conversão do seu site.
Tirar fotos do imóvel tornou-se também na maioria das imobiliárias função do corretor, então é necessário que ele busque também este conhecimento que não resume-se à pegar um celular ou uma máquina digital e sair clicando. Iluminação, ângulo, equipamento, resolução e organização do imóvel são conhecimentos básicos necessários para que as fotos tenham uma qualidade mínima e chamem atenção de seus clientes. Hoje existem vários cursos que ensinam os requisitos básicos para que as imagens tenham uma boa qualidade.
# Inbound Sales
O inbound sales é um processo que consiste em quatro passos: Identificar, Conectar, Explorar, Aconselhar. Este método é ideal principalmente para quem possui captação de clientes ativa via internet e geração de leads.
Esta metodologia apesar de ser bastante difundida para empresas de tecnologia, serve muito bem quando adaptada ao mercado imobiliário. Os leads vindos do marketing digital precisam de uma abordagem diferente que os tradicionais e com a tendência de que cada vez mais os contatos com a imobiliária sejam através dos canais digitais, torna-se de suma importância que o corretor também esteja preparado para recebê-los e convertê-los em clientes.
# Neurovendas e comportamento do consumidor
Porque as pessoas compram? Como funciona o processo de compra na mente do cliente?
Como um cliente toma uma decisão de compra?
A resposta para essas e outras perguntas precisam estar bem claras para todo corretor que quer ter sucesso em vendas. Se você conhecer os gatilhos positivos e negativos que fazem parte do processo de compra de seu cliente com certeza você terá muito mais sucesso em suas negociações.
Conhecimento em neurovendas e comportamento do consumidor são ferramentas muito importantes para isso. Disponibilize um tempo ainda este ano para adquirir estes conhecimentos e coloque-os em prática e poderá ver seus resultados crescerem de forma significativa.
Você sabia que um processo de compra pode ser decidido inconscientemente em até 95% das vezes?
Pois é você aí apelando para o lado racional de seu cliente!
Resumo
Corretor, se quiser manter-se ativo no mercado de trabalho atualize-se, caso contrário você se tornará obsoleto em pouco tempo.