Como usar o Facebook para divulgar os seus imóveis
12 de Novembro de 2015 / Para Corretores
Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015¹, mais de 87 milhões de brasileiros apontaram a internet como o meio de comunicação que mais utilizam. Dentro desses 87 milhões, mais de 68 milhões (83%) apontaram o Facebook como a rede social mais utilizada. Se você ainda tinha alguma dúvida da importância dessa rede nos dias atuais, provavelmente ela foi resolvida só com esses números.
Sendo assim, presume-se que você deve estar se perguntando: o que eu faço para inserir minha empresa nesse meio?
É para isso que estamos aqui. Hoje você aprenderá um pouco sobre como usar o Facebook para a divulgação de seus imóveis, expandindo suas ações para o meio digital e alcançando novos potenciais clientes.
Perfil vs Página
No Facebook, existem dois meios de participar: com um perfil e/ou com uma página. O primeiro é pessoal, destinado a você, pessoa física, com seu nome completo e sua foto, para contatos pessoais e relações de amizade ou profissionais. Já a página é focada para os negócios: se você quer um espaço para SUA EMPRESA, você DEVE criar uma página, pois o Facebook gradativamente vai excluindo os perfis de empresa, diferente das páginas que são mantidas e incentivadas.
As publicações da página chegarão a todos que curtirem (optarem por seguir) sua página e aos que forem atingidos pelos compartilhamentos seus ou de outras pessoas. Além disso, você pode pagar (um valor relativamente baixo) para impulsionar suas publicações, fazendo assim elas atingirem um público maior. No seu perfil, da mesma forma, as publicações chegarão a quem adicionar você como contato (amigo). No perfil também há a opção de publicar em grupos de classificados, onde você pode atingir várias pessoas que não fazem parte do seu círculo de contatos mas que podem fazer parte da sua área de atuação como empresa.
Características da publicação
Seja em qual formato for, o mais importante é que sua publicação tenha uma foto, pois isso chama muito mais atenção do que apenas texto (confira AQUI). Além disso, descreva algumas breves características do imóvel, sem se prolongar muito para não ficar muito carregado de informações. Sempre deixe um link para o seu site para que o cliente possa saber mais detalhes e para que também possa conferir mais opções por ali. O seu site é essencial!. Além disso, é importante também colocar informações de contato para que você possa ser contatado em caso de interesse por parte de um potencial cliente.
Esteja disponível para sanar dúvidas
O Facebook é uma rede muito dinâmica, em que as pessoas passam boa parte do seu tempo lá. Sabemos que no mundo imobiliária há muito trabalho a ser feito no mundo offline, mas você precisa reservar um tempinho para verificar como está o movimento na rede social. É muito provável que você irá receber mensagens, tanto de forma privada como na própria publicação. Nada de deixar as pessoas no vácuo, afinal, se alguém comentou é porque aquele imóvel já despertou interesse naquele indivíduo e isso faz ele passar de um mero espectador para um possível comprador.
Cuidados adicionais
Um cuidado básico é com o número de publicações. Ninguém aguenta aquela pessoa que faz 10 publicações em 20 minutos. Esse é só um exemplo, mas o fato é verdade, saiba dosar suas postagens. Outro cuidado é com sua linguagem, não use LETRAS MAIÚSCULAS pois pode parecer que você está gritando. Seja cordial e amigável, como você seria com um cliente fora do mundo digital.
Com essas dicas você já pode começar agora mesmo a divulgar seus imóveis no Facebook. Não perca tempo
1: http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf